Barra Mansa é escolhida para formação online do Instituto CCR – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoBarra Mansa é escolhida para formação online do Instituto CCR

Barra Mansa é escolhida para formação online do Instituto CCR

Reunião aconteceu no Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Bom Pastor - Foto: Chico de Assis

Barra Mansa é escolhida para formação online do Instituto CCR

O Instituto CCR realizou nesta segunda-feira, dia 2, uma reunião com cerca de 40 orientadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Barra Mansa no Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Bom Pastor. Durante o encontro, foi apresentado o piloto de formação online para o programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido no município desde 2005 em parceria com a concessionária CCR NovaDutra. Barra Mansa foi o único município da região Sul Fluminense escolhido para receber o treinamento na plataforma Ensino a Distância (EAD), outras sete cidades dos estados de São Paulo e Paraná também participarão do piloto.

A Coordenadora de anos iniciais da Secretaria de Educação, Alessandra da Mata, destacou a importância do programa para a conscientização dos mais de 4,5 mil alunos atingidos pelo programa de educação no trânsito. “Graças à implementação do curso, a mudança de comportamento nos alunos em relação ao trânsito já é perceptível. Os estudantes participam ativamente e esse treinamento online para os professores representa inovação e a prova de que essa parceria vem dando certo”, ressaltou.

A Agente de Sustentabilidade do Instituto CCR, Ariane Teles Santana, afirmou que o piloto de formação online representa uma nova sistemática para o programa Caminhos para a Cidadania, ação sócioeducacional que surgiu em 2002, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania no currículo do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública. “Esse curso já era fornecido aos professores de forma presencial, esse ano estamos implantando através de uma plataforma EAD em oito municípios e Barra Mansa foi uma das cidades escolhidas”, explicou, salientando que o objetivo da reunião foi capacitar os orientadores pedagógicos transformando-os em agentes multiplicadores para os mais de 180 professores da rede municipal.

A Secretaria de Educação de Barra Mansa é parceira do projeto desde 2005. Segundo Ariane Teles Santana, isso contribuiu para que a cidade fosse a única cidade sul fluminense no trecho do estado do Rio de Janeiro administrado pela CCR NovaDutra selecionada para a formação online. “Nós procuramos uma cidade que tivesse um número expressivo de professores no programa e Barra Mansa possui mais de 180 docentes. Ao longo desses 13 anos de parceria, o município está sempre engajado nas atividades e colaborando para o sucesso da iniciativa, fazendo com que se encaixasse perfeitamente dentro dos parâmetros exigidos para o piloto online”.

O curso terá a duração de dois meses divididos em oito módulos. A previsão é que se inicie no dia 16 de abril com término para 16 de junho. Através da plataforma, será possível baixar o curso e realizar as atividades de forma off-line. “Os alunos que participam do curso tornam-se multiplicadores para a comunidade onde vivem e suas famílias. É importante sempre incentivar que dentro das metodologias de inteligências múltiplas a temática da educação do trânsito seja empregada, afinal, o aluno de hoje será o motorista de amanhã”, concluiu a Agente de Sustentabilidade do Instituto CCR.

CAMINHOS PARA A CIDADANIA

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Além dos conceitos de Educação de Trânsito, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro. A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar