Agentes de saúde intensificam os trabalhos de conscientização contra a dengue – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadeAgentes de saúde intensificam os trabalhos de conscientização contra a dengue

Agentes de saúde intensificam os trabalhos de conscientização contra a dengue

Ações de combate ao foco do mosquito serão intensificadas nesta quinta e sexta - Créditos PMQ

Agentes de saúde intensificam os trabalhos de conscientização contra a dengue

QUATIS

Agentes da Secretaria de Saúde de Quatis estarão percorrendo os bairros da cidade nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, realizando um trabalho de orientação junto aos moradores sobre as medidas a serem tomadas para eliminar focos do mosquito da dengue. A atividade nesses dois dias também irá trabalhar na eliminação de objetos que permitem o acúmulo de água parada. A preocupação da administração municipal é com a mudança do clima neste período do ano onde o aumento da temperatura aliado ao maior volume de chuvas torna-se ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a secretaria de Saúde do município, Ana Lúcia Nogueira da Gama Galvão, os agentes de saúde estarão percorrendo todos os bairros da área urbana para distribuir folhetos informativos sobre os cuidados que devem ser tomados pelos moradores. “Os agentes irão de casa em casa conversar com as famílias, pois, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 80 por cento dos focos registrados são encontrados dentro das residências. No caso de encontrarem focos do mosquito transmissor, esses recipientes serão automaticamente eliminados”, explica a secretária.

Nesta quinta, a visita dos agentes acontecerá nos bairros situados acima da linha férrea, a partir das 8h30m. Estão na lista os bairros São Benedito, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Loteamento Boa Vista, Água Espalhada, Jardim Independência, Loteamento Santa Bárbara e Alto das Quaresmeiras. Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde partirão da estação ferroviária.

Já amanhã, sexta-feira, no mesmo horário, vai ser a vez das famílias do Centro, bairros Mirandópolis, Jardim Pollastri, Bondarowsky, bairro Pilotos e Barrinha. A concentração será na Praça Teixeira Brandão. Nos dois dias, as famílias serão informadas também a respeito dos procedimentos que devem ser tomados também contra a zika e chikungunya, doenças cujo vetor é o mesmo da transmissão da dengue. As informações a respeito destas duas doenças (zika e chikungunya) vão ser transmitidas ainda aos moradores dos bairros da parte alta de Quatis.

Principais cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou nesta terça-feira os cuidados que a população precisa ter para reduzir a possibilidade do aparecimento de focos do Aedes aegypti. De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Marta da Silva, “o trabalho de prevenção contra a dengue não representa uma atribuição apenas do poder público, mas também dos moradores e de todos os segmentos organizados da sociedade”. As orientações principais divulgadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quatis foram as seguintes:

– Não deixe acúmulo de água em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório.

– Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água.

– Faça furos nos pneus velhos para evitar o acúmulo de água.

–  Mantenha a caixa d’água  sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas.

– Remova folhas e galhos das calhas que possam que a água escorra.

– Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

– Evite cultivar plantas aquáticas.

– Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo.

– Use telas protetoras para evitar que os mosquitos entrem na sua casa.

– Cuide das piscinas.

– Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar