26ª edição da Festa de Pinhão acontece no final de semana no distrito de Visconde de Mauá, em Resende – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedades26ª edição da Festa de Pinhão acontece no final de semana no distrito de Visconde de Mauá, em Resende

26ª edição da Festa de Pinhão acontece no final de semana no distrito de Visconde de Mauá, em Resende

26ª edição da Festa de Pinhão acontece no final de semana no distrito de Visconde de Mauá, em Resende

 

 

RESENDE

A 26ª edição da Festa do Pinhão vai agitar o distrito de Visconde de Mauá, neste final de semana. Considerado um dos mais tradicionais do município, o evento começa no próximo dia 11 e segue até o domingo, dia 13, com uma programação especial que inclui shows musicais, cavalgada, prova hípica, missa e almoço das mães, além de diversas atrações culturais e uma praça da alimentação comidas preparadas a base de pinhão – fruto da araucária, árvore símbolo da região e que dá nome à festa. A festança acontece no Campo de Futebol do Lote 10, próximo a Igreja São Sebastião e é promovido com o apoio da Prefeitura e organizado pela Associação de Moradores e Amigos do Lote 10 (AMA 10). A entrada é gratuita.

Realizada no campo de futebol da Associação de Moradores do Lote 10, a festa, que recebe todo o apoio da Prefeitura, como instalação de palco, som, iluminação, banheiros químicos, segurança e limpeza, movimenta o turismo e o comércio local, além de ajudar a divulgar as belezas naturais da região, que é um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio.

A tradicional Festa do Pinhão tem como objetivo não só de valorizar a cultura do fruto da Araucária como também a fomentar o turismo na região serrana de Visconde de Mauá, que é rica em belezas naturais com rios, cachoeiras, montanhas e vales, além de ser um cenário aconchegante para quem quer sair do estresse da cidade grande e curtir um final de semana em contato com a natureza.

Dentro das festividades, a organização do evento preparou uma extensa programação que reúne shows regionais, praça de alimentação com comidas à base de pinhão. Também estão programados o Salão do Pinhão e o concurso Gastronômico. “A Festa do Pinhão é, sem dúvidas, um dos eventos mais tradicionais de Visconde de Mauá, por isso, estamos disponibilizando toda a infraestrutura necessária para que este evento alcance o sucesso dos últimos anos, transformando nossa região serrana na capital do pinhão”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz, lembrando que a Prefeitura já está realizando serviços de limpeza e pintura da vila para receber os visitantes.

MEGA BALCÃO DE DIREITOS E OUTRAS ATIVIDADES

De acordo com os organizadores, a segurança do evento será feita por 20 agentes da Guarda Civil Municipal e 20 homens da Polícia Militar. Além disso, uma equipe da Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura também estará presente no local para coibir a ação de vendedores ambulantes e garantir a tranquilidade dos moradores, evitando som alto e perturbação no entorno da festa. Pela primeira vez, o Mega Balcão de Direitos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, estará presente no evento, levando ações de cidadania, saúde, cultura e lazer para os moradores e para os visitantes. As atividades do programa serão realizadas no sábado, dia 12, das 9 ao meio dia. Entre os serviços oferecidos estarão gratuidade para segunda via de documentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, inscrição para o Cadastro Único, captação de currículos e divulgação do quadro de vagas de empregos.

RJ 161 PRINCIPAL ALTERNATIVA PARA SUBIR A SERRA

Após os trabalhos de recuperação e manutenção executados pela Prefeitura, a RJ 161, mais conhecida como Serra do Eme, é uma boa rota alternativa para quem quer aproveitar as atrações da Festa do Pinhão em Visconde de Mauá. O acesso à rodovia deve ser feito pelo bairro Cabral (entrada a direita na Graal do Paraíso), passando pela vila de Vargem Grande e Bagagem.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 – Sexta-feira

18 horas – Desfile de abertura com a Corporação Musical de Visconde de Mauá

19 horas – Apresentação do Coral do Visconde

20 horas – Eleição da Rainha e Princesa do pinhão

20h30min – Banda Ganjah Moutain Reggae

21h30min – Casal Beatles e Banda Liberdade

22h30min – Banda Clave Mauá

Meia noite – Max Oliveira e Gustavo

Dia 12 – Sábado

9 horas – Mega Balcão de Direitos

10 horas – Cavalgada e Prova Hípica

14 horas – Moisés Diniz

15 horas – Wilker e Wendel

17 horas – Tiago Zaidan e convidados da viola

19 horas – Maria Fortunato

20 horas – Rodrigo Lafaiete

21h30min – Luciano Jardim

23 horas – Banda Xoxote

Meia noite e meia – Zé Vitor e Cuiabá

Dia 13 – Domingo

10 horas – Missa das Mães, na Igreja São Lourenço

12 horas – Almoço das Mães com Bernardo Menezes

15 horas – Apresentação de Dança Viva Mauá

18 horas – Os Trutas

19 horas – Léo Carvalho

20h30min – Gota Serena

21h30min – Edson Costa e Banda

23 horas – Márcio Henrique e Gabriel

* Todos os dias animação com Dj Doberman

 

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar